Políticas do Sensível no Corpo Docente, Pelotas, março 2009

16 de March de 2009

30 de November de -0001

Pelotas

Políticas do sensível no corpo docente

Proponente: Cynthia Farina

Participantes:

Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia, EXPERIMENTA – IF-Sul, RS.

Grupo de Professoras de arte da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, RS, participantes da Oficina ‘Criar um mundo: lições práticas’, contido no Projeto de Pesquisa ‘Políticas do sensível no corpo docente. Arte, filosofia e formação na contemporaneidade’, proposto e desenvolvido pelo GP EXPERIMENTA.

Turma 2009 Seminário Discurso, Imagem e Subjetividade do Pós-graduação em Linguagens verbais, visuais e suas tecnologias, IF-Sul.

Turma 2009 Seminário Ensino-aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação, Núcleo Educação, arte e filosofia, IF-Sul.

Memória

2007 – XII Documenta de Kassel
Encontro com o Projeto NBP.
2008 – 28ª Bienal de São Paulo
Encontro com Ricardo Basbaum, a propósito do Projeto.
2009 – Começo de março.
Encontro com o objeto.
Proposta de trabalho com alunos do Programa de Pós-graduação em Educação; proposta de trabalho com alunos do Pós-graduação em Linguagens verbais, visuais e suas tecnologias (IF-Sul).
-Começo de abril.
Proposta de trabalho com: GP EXPERIMENTA e professoras de arte da SME –Pelotas. Oficina do Projeto de pesquisa ‘Criar um mundo: lições práticas’.
-Final de junho.
Conversa entre o artista Ricardo Basbaum, professores e alunos envolvidos na experiência proposta com o Projeto NBP, a convite do GP.
– Notas de pesquisa. Rigor notarial

“(…) Não a ciência para estudar as coisas, mas as coisas para investigar os métodos do homem (a pedra a explicar a matemática).
Ciência apenas uma: tentar escapar às armadilhas da morte, e é tudo”.
Tavares, Gonçalo. 1. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2005

Espaços de encontro. Necessito espantar a miséria que emparelha nossa experiência individual e coletiva. Meio metida, meio ‘professora’, acho que essa é uma necessidade coletiva. E que o individual se faz, enriquece e padece no coletivo. Por isso, essa mania de chamar gente para brincar junto. Mania de grupo e propagação. A miséria da solidão, a miséria da informação, se desvia junto.

Por essa mania, me dei conta há tempos de que aquilo que a gente experimenta no corpo (e o que não é assim?) –unha, osso e pulso- vive de outro jeito em nós. Ativa fibras de experiências descontínuas e agenciáveis. Soa difícil, mas é realmente simples. A forma de dispor o corpo a uma experiência com algo, a forma de ser afetado por esse algo, a forma de enfrentá-lo, de acolhê-lo, gera na gente uma força. Uma força que se apodera da gente, que se empodera nessa relação. Daí que forma estética e força política se dão um pelo outro, relacionalmente. Daí, também, que experimentar com essas forças pode levar a outras e distintas formas de fazer-se nas relações. Por isso, o apelo ao comum, àquilo que em cada um faz comunidade na experimentação. Por isso, o NBP como mediante e através, como plataforma e disrupção, como toque e improvisação.

Cynthia Farina
Pelotas, 15 de junho de 2009

Projeto de Pesquisa

Grupo de Professoras de arte da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, RS, participantes da Oficina ‘Criar um mundo: lições práticas’, contido no Projeto de Pesquisa ‘Políticas do sensível no corpo docente. Arte, filosofia e formação na contemporaneidade’, proposto e desenvolvido pelo GP EXPERIMENTA. Alguns registros do trabalho já realizado estão no vídeo disponível para download e para visualização no You Tube, através do link:

Pós-graduação em Educação

Seminário Ensino-aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação, Núcleo Educação, arte e filosofia, IF-Sul. Você pode ver alguns de nossos registros no vídeo disponível para download, que também pode ser visto no You Tube:

Pós-graduação em Linguagens verbais, visuais e suas tecnologias

Seminário Discurso, Imagem e Subjetividade do Pós-graduação em Linguagens verbais, visuais e suas tecnologias, IF-Sul. A seguir, um vídeo com alguns registros do nosso trabalho, que você pode visualizar, também, no You Tube através do link:

16 de June de 2009

 

16 de June de 2009

Uma das imagens que você pode ver no vídeo disponível para download, e que também está no You Tube.

16 de June de 2009

Imagens que você pode ver no vídeo disponível para download, e que também está no You Tube.

17 de June de 2009

Imagens que você pode ver no vídeo disponível para download, e que também está no You Tube.

16 de June de 2009

Uma das imagens que você pode ver no vídeo disponível para download, e que também está no You Tube.